Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA

1. Efeito Magnético: Um condutor, percorrido por corrente elétrica, cria, na região próxima a ele, um campo magnético.
Este é um dos efeitos mais importantes, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformadores, relés etc.

2. Efeito Joule: Os constantes choques que os elétrons livres sofrem durante seu movimento no interior do condutor fazem com que a maior parte da energia cinética desses átomos se transforme em calor, provocando um aumento na temperatura do condutor.
Esse efeito é a base de funcionamento de vários aparelhos, como, por exemplo, chuveiro elétrico, secador de cabelos, aquecedor de ambiente, ferro elétrico, etc.


3. Efeito Luminoso: Em determinadas condições, a passagem de corrente elétrica através de um gás rarefeito faz com que ele emita luz.
As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos são aplicações desse efeito. Neles há a transformação direta de energia elétrica em energia luminosa.

4.Efeito Fisiológico: Ao percorrer o corpo de uma pessoa, a corrente elétrica provoca a contração dos músculos, causando a sensação de formigamento e dor, proporcional à intensidade da corrente, podendo chegar a provocar queimaduras, perda de consciência e parada cardíaca.
Esse fenômeno é conhecido como choque elétrico.

5.Efeito Químico: Uma solução eletrolítica sofre decomposição, quando atravessada por uma corrente elétrica.
O processo é o seguinte: quando colocamos um ácido, um sal ou base em contato com a água, essas substâncias se dissociam em íons positivos e negativos.
Ao estabelecermos uma ddp entre dois condutores mergulhados na solução, os íons se dirigem aos pólos de sinal contrário, neutralizando-se.
Nessas condições, a substância sofreu uma decomposição que, neste caso, é denominada eletrólise. Esse efeito é utilizado, por exemplo, no revestimento de metais: cromagem, niquelação etc.

7 comentários: