Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O CHOQUE ELÉTRICO


O que causa um choque elétrico no corpo humano – a corrente ou a voltagem? Os efeitos danosos do choque são o resultado da passagem da corrente através do corpo humano.
A tabela abaixo descreve os efeitos sobre o corpo humano produzido por diversos valores de corrente.

Corrente (A) Efeito
1 mA Pode ser sentida
5 mA É dolorosa
10 mA Causa a contração involuntária dos músculos
15 mA Causa a perda do controle muscular
70 mA Através do coração, causa distúrbio sério; provavelmente fatal se a corrente perdurar por mais de 1 s

O choque elétrico é a sensação experimentada quando o corpo é percorrido por uma corrente elétrica. Atividades musculares, como a respiração e os batimentos cardíacos, são controladas por correntes elétricas muito pequenas, conduzidas pelo sistema nervoso. Correntes causadas pela exposição a tensões elétricas externas, dependendo da sua intensidade e freqüência, podem ocasionar graves transtornos, como a paralisia respiratória, a fibrilação ventricular ou mesmo uma parada cardíaca.
O que torna a fibrilação ventricular particularmente perigosa é que uma vez iniciada raramente cessa espontaneamente, devendo o batimento cardíaco normal ser restaurado com auxílio médico.
Correntes elétricas conduzidas por partes menos vitais do corpo, por exemplo, entre os dedos polegar e indicador da mesma mão, tem valores toleráveis bem maiores. Isto não elimina a possibilidade de haver danos graves, como queimaduras locais.
O choque elétrico entre uma mão e outra é sem dúvida um dos mais perigosos, pois no percurso da corrente elétrica está o coração.
A regra básica de prevenção contra choque elétrico entre as duas mãos consiste em nunca usar as duas mãos simultaneamente em pontos diferentes de um circuito elétrico. Técnicos que trabalham em instrumentos com alta-tensão costumam dizer que se deve trabalhar com uma das mãos no bolso.
No atendimento de vítimas de choques, a primeira coisa a fazer é encontrar e desligar a fonte de energia. Depois, faça uma massagem cardíaca até que o socorro médico chegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário