Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

ACÚSTICA

É à parte da ondulatória que estuda os fenômenos relacionados a ondas sonoras (sons).

As ondas sonoras são ondas mecânicas e longitudinais, e são produzidas por compressões e descompressões periódicas das moléculas do meio material.

No ouvido, as ondas atingem uma membrana chamada tímpano. O tímpano passa a vibrar com a mesma freqüência das ondas, transmitindo ao cérebro, por impulsos elétricos, a sensação denominada som.

As ondas sonoras podem se propagar com inúmeras freqüências, porém, a audição humana é sensível apenas a sons que chegam com freqüências que vão de 20 a 20000Hz (sons audíveis).

Se o som tiver freqüência inferior à 20Hz, damos a ele o nome de infra-som, porém se a sua freqüência for superior a 20000 Hz.

Propagação Do Som

O som, por ser uma onda mecânica, necessita de um meio material para se propagar.

Você já deve ter observado nos filmes de faroeste, que, quando um cawboy quer saber se alguém esta se aproximando à cavalo, ele deita-seno chão e tenta escutar o “galope”.

Isso é possível, porque a velocidade de propagação do som aumenta com a densidade do meio material.

Experimentalmente observou-se, que a velocidade do som no ar vale, aproximadamente 340m/s, enquanto que na terra vale cerca de 3750m/s.

Qualidades fisiológicas do som

As principais grandezas físicas que caracterizam o som são: intensidade, altura e timbre.

1. Intensidade

Se a energia emitida pela fonte, for muito grande, ou melhor, se for muito forte, podemos sentir uma sensação desagradável no ouvido. Isso acontece porque essa energia exerce sobre o tímpano uma pressão muito intensa.

A sonoridade ou intensidade auditiva é a qualidade do som que permite ao ouvinte distinguir um som fraco (pequena intensidade) de um som forte (grande intensidade).

Ao adiantarmos o botão de volume de um sistema de som, estamos aumentando a potência do aparelho, conseqüentemente aumentando a intensidade da onda sonora emitida pelos alto-falantes.

Quanto maior a intensidade da onda, mais forte o som se apresenta para nossos ouvidos. Sons de pequena intensidade produzem pequenos aumentos de pressão, e sons de grande intensidade produzem grandes aumentos de pressão sobre o tímpano do ouvinte. As diferentes pressões sobre o tímpano é que permitem ao ouvinte comparar sons fortes e sons fracos.

Quanto maior for a vibração da fonte (amplitude), maior será a energia sonora emitida, e conseqüentemente, maior será a intensidade do som.

2. Altura

A altura de um som esta relacionada com a freqüência do som. Quanto maior a freqüência, mais alto (agudo) é o som. E quanto menor for a freqüência do som, mais baixo (grave) será o som.

3. Timbre

O timbre é a qualidade do som que permite ao ouvido distinguir sons de mesma freqüência, provenientes de diferentes instrumentos musicais.

Consideremos um violino e um piano, emitindo a mesma nota musical, por exemplo, a nota . A onda sonora emitida pelo violino é constituída pelo som fundamental e por todos os harmônicos que a corda do violino é capaz de produzir. Analogamente, a onda sonora emitida pelo piano é composta pela onda fundamental acompanhada de todos os harmônicos que a corda do piano pode vibrar. Entretanto, o número de harmônicos emitido pelo violino é diferente do número de harmônicos emitido pelo piano.

Essa diferença provoca no ouvido sensações distintas, possibilitando-lhe distingui-las.

É interessante ressaltar o fato de que, quando uma pessoa imita a voz de outra, a imitação é parecida com a original porque o imitador consegue emitir a mesma onda fundamental. Entretanto, seu aparelho fonador não consegue reproduzir todos os harmônicos do som fundamental, o que acarreta a diferença.

Reflexão Do Som

Quando as ondas sonoras atingem um obstáculo, como por exemplo, uma parede, elas sofrem reflexão com inversão do pulso.

De acordo com o intervalo de tempo que a onda sonora leva para retornar até a fonte, podemos classifica-la de duas formas:

Reverbação: Se o intervalo de tempo for inferior a 0,1s, o som refletido chegará a pessoa quando ela ainda estiver tendo a sensação dom som inicial, isto é, a pessoa percebera uma continuação do som inicial, que é denominada reverbação.

Eco: se o intervalo de tempo for maior, ou igual a 0,1s, o som refletido chegará depois de cessada a sensação do som inicial, ou seja, se o som refletido for percebido separado do som emitido, o fenômeno recebe o nome de eco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário